Com a entrada em operação de um novo complexo solar, a EDP Renováveis atingiu 540 MWp de capacidade da fonte solar em Portugal. O marco foi alcançado com a Central Fotovoltaica da Cerca, no distrito de Lisboa, cuja capacidade instalada é de 202 MWp, a maior já instalada pela empresa na Europa.

Com 310 mil módulos solares fotovoltaicos bifaciais, o complexo é o primeiro de uma série de usinas solares fotovoltaicas negociadas em leilão público de 2019 a entrar em operação. Com uma produção anual estimada de 330 GWh, a central vai gerar energia suficiente para abastecer cerca de 100 mil famílias ou cerca de 1% da população portuguesa.

A empresa de energia tem realizado vários investimentos de usinas de renováveis em outros países. Até 2026, metade do investimento global do grupo será em projetos solares de larga escala, mas também de geração descentralizada. A empresa tem 4,3 GWp de capacidade solar instalada, destacando-se os projetos de usina centralizada de Pereira Barreto (203 MWp), no Brasil, Los Cuervos (200 MWp), no México, ou Xuan Thien (199 MWp), no Vietnã. Em geração distribuída, a EDP conta com mais de 1,7 GWp de capacidade instalada no mundo.

Imagem de Freepik



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024