O grupo Ludfor, que atua em comercialização de energia, investiu R$ 10 milhões para criar uma empresa específica para atender consumidores varejistas, com demandas mínimas de 30 kW e contas de energia de cerca de R$ 5 mil mensais. Batizada de Simplifica Energia, a empresa aproveita a abertura do mercado livre neste ano para todos os consumidores do grupo A, inclusive aqueles com carga abaixo de 500 kW, que antes eram proibidos de acessar o ACL. A nova possibilidade tornou cerca de 165 mil unidades consumidoras, de média e alta tensão, elegíveis para a migração.
A expectativa da nova empresa é alcançar 300 novos clientes de varejo até o fim de 2024 e um faturamento de R$ 30 milhões nos próximos três anos. Segundo comunicado da Ludfor, cerca de 800 empresas estão migrando no ano de 2024 no formato varejista em todo o grupo. “Isso representa 7% de todo o mercado, que possui atualmente cerca de 100 comercializadoras varejistas atendendo esse novo modelo do mercado livre de energia elétrica”, disse a diretora comercial da Simplifica, Adriana Luz.
Os principais segmentos das empresas atendidas pela Simplifica Energia serão pequenas indústrias, condomínios residenciais, hotéis, colégios, clínicas e hospitais. Entre os estados, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro devem ser os de maior concentração de clientes da startup. Segundo Luz, as primeiras empresas que migraram já alcançaram uma economia em torno de 30% a 35%.
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