A UCB Power, fabricante de sistemas de armazenamento de energia com baterias (BESS, em inglês), anunciou que vai expandir a produção de sua unidade de Extrema, em Minas Gerais. O investimento para a produção local dos sistemas, previsto até 2028, é de R$ 380 milhões e tem o apoio da Invest Minas, agência de promoção de investimentos do governo de Minas Gerais. Além disso, o governo mineiro vai apoiar o projeto com incentivos fiscais e financiamento de linhas de crédito.
O investimento será em duas etapas. Na primeira fase, prevista para o período de 2024/25, os recursos serão destinados à expansão da fábrica atual em Extrema, enquanto na segunda fase, projetada entre 2025/26, será alugado um terreno para comportar o salto de produção, naquela que será a terceira fábrica da companhia no Brasil. Além da fábrica mineira, a companhia tem outra em Manaus, no Amazonas, onde parte da fabricação será utilizada no dimensionamento das soluções de BESS.
“A fase inicial nos permitirá estabelecer operações essenciais e otimizar os processos finais. Assim, poderemos planejar o próximo passo na ampliação da capacidade produtiva”, disse o vice-presidente de negócios e inovação da UCB Power, Marcelo Rodrigues. Ele aponta que a primeira etapa tem ainda o propósito de validar a evolução e a reação do mercado a demanda pelos produtos.
“Acreditamos no mercado brasileiro e na evolução das demandas de armazenamento de energia em vários segmentos, de usinas fotovoltaicas às baterias automotivas”, completou o CEO da empresa, George Fernandes. O enfoque do investimento, segundo comunicado da empresa, visa ainda o ajuste da produção conforme a resposta do mercado, o que inclui aporte em laboratório de engenharia de produtos.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024