Pela primeira vez, em única remessa, uma carga com aerogeradores completos desembarcou no Porto do Suape, em Pernambuco. Da chinesa Goldwind, foram oito conjuntos eólicos completos, incluindo suas 24 pás de 84 metros de comprimento cada uma, que agora seguirão pelo modal rodoviário para parque eólico em construção na Paraíba.
Estão previstas mais 10 viagens da China até Suape para completar a entrega da Goldwind, até julho de 2025, que totalizarão 108 turbinas, que incluem rotores, torres, caixas de transmissão e geradores. Após o desembaraço, os conjuntos seguem para a Serra da Palmeira, na Paraíba, onde está sendo instalado o parque eólico da chinesa CTG, nos municípios de Picuí, Baraúna, São Vicente do Seridó, Nova Palmeira e Pedra Lavrada.
Com quase 7 mil toneladas, a primeira carga foi despachada no porto de Lianyungang, na província de Jiangsu. A viagem até Suape teve a duração de 40 dias e foi realizada pelo navio Tian Lu, de bandeira de Singapura, cidade-estado do sudeste da Ásia.
De acordo com o diretor de desenvolvimento e gestão portuária de Suape, Rinaldo Lira, o desembaraço teve início no dia 29 de abril e durou cerca de uma semana. “É uma tarefa complexa que requer o uso de caminhões de três até 16 eixos e guindastes com capacidade de 400 toneladas combinadas”, explica Lira. Inicialmente, o material permanecerá no pátio do Terminal de Contêineres de Suape (Tecon), aguardando a liberação por parte dos órgãos intervenientes.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024