Os fabricantes de turbinas eólicas bateram recorde em entrega de equipamentos em 2023, segundo relatório anual do Conselho Global de Energia Eólica (Gwec, na sigla em inglês). Foram instalados ao todo 23.833 aerogeradores em todo o mundo, o que dá um total de 120,7 GW de potência instalada.

De acordo com o estudo, o fornecimento recorde se deu pela atuação de um total de 30 fabricantes, dos quais 19 são da região Ásia-Pacífico, 8 da Europa, 2 da América e 1 do Oriente Médio. O crescimento foi impulsionado principalmente pelas encomendas dos mercados domésticos dos fabricantes, com destaque China, EUA e Europa.

As empresas Vestas, Siemens Gamesa, Nordex Group, GE Vernova e Enercon continuam a ser os cinco principais fornecedores de turbinas na Europa. Globalmente, a Vestas caiu duas posições de 2022, ocupando agora o terceiro lugar. Mesmo assim o grupo é considerado o mais diversificado geograficamente, atuando em 36 países.

Em instalações globais totais acumuladas, Vestas, Siemens Gamesa e GE Vernova são os três principais fornecedores mundiais de turbinas eólicas no final de 2023. Mas a chinesa Goldwind instalou 16,7 GW de capacidade no ano passado, sendo assim a maior fornecedora em 2023, seguida por outra chinesa, a Envision, que subiu três posições.

Outras duas chinesas, a Windey e a Mingyang, ocupam o quarto e quinto lugar, respectivamente, com a última sendo a líder em eólicas offshore. Juntos, os chineses instalaram 81,6 GW em 2023. Sany e Dongfang completam a presença chinesa no top 10. Ainda assim, 97% das instalações das empresas chinesas em 2023 estavam em seu mercado doméstico, o mesmo nível do ano anterior. Fora do mercado chinês, elas instalaram 2,3 GW, com 63% disso na região da Ásia.

"Os dados deste relatório pintam um quadro de uma indústria global que entrou em um período de crescimento acelerado. No entanto, esse crescimento está concentrado em mercados maduros, como China, EUA e Alemanha”, disse o CEO do Gwec, Ben Blackwell.

 

Imagem de www.slon.pics no Freepik



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025