A Eletrobras inaugurou novo centro de operação no Rio de Janeiro. Da subsidiária Eletrobras Furnas, o local integra, na subestação de Jacarepaguá, atividades de teleassistência e telecomando de instalações de geração e transmissão situadas em São Paulo, Rio de Janeiro e regiões do Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. Com a readequação, o centro de operação São Paulo, que funcionava na subestação Campinas, teve suas atividades encerradas.

Até meados de 2023, a Eletrobras Furnas contava com cinco centros de operação que, agora, estão sendo consolidados em apenas dois. Além do localizado no Rio de Janeiro, a empresa conta com outro em Minas Gerais. A expectativa é que a reconfiguração represente economia anual de até 40% nos custos gerais em comparação à antiga estrutura.

“Todos os grandes troncos de alimentação, tanto do Rio quanto de São Paulo, derivam basicamente das mesmas fontes, que são as usinas ligadas ao tronco de 765 kV, bem como as conectadas aos troncos de 500 kV e de 345 kV e ao elo de corrente contínua. Concluímos, portanto, que a fusão dos dois centros na SE de Jacarepaguá será capaz de otimizar tanto a produtividade operacional quanto das instalações, pois eliminamos as redundâncias”, disse o diretor de operação e manutenção da Eletrobras Furnas, Francisco Arteiro.

O processo de unificação dos centros de operação teve início em agosto de 2023, quando houve a junção dos centros de operações Minas e Goiás. Para atender a nova estratégia da Eletrobras, a unidade goiana foi descontinuada e suas atividades absorvidas pelo centro instalado na área da Usina de Furnas, em São José da Barra (MG). Na nova estrutura, o Centro de Operação Minas é responsável pela supervisão dos empreendimentos associados às subestações de Brasília, Goiás e Minas Gerais, que abrangem troncos de 345 kV e interligação 500 kV.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024