O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Eletrobras CGT Eletrosul concluíram no dia 19 de maio o processo de reenergização da linha de transmissão 525 kV Itá-Gravataí, formada pela composição das LT 525 kV Itá-Nova Santa Rita C1 e LT 525 kV Nova Santa Rita-Gravataí.
A medida visa atender a demanda emergencial de carga do Rio Grande do Sul, em especial a região metropolitana de Porto Alegre, cuja infraestrutura do SIN - Sistema Interligado Nacional ainda se encontra afetada pelos impactos das fortes chuvas do começo de maio.
A ação faz parte do monitoramento do ONS na região, que vem realizando reuniões com os agentes de geração e transmissão locais, observando os níveis dos reservatórios e coordenando a operação hidráulica e elétrica para gerenciar a cheia e o sistema de transmissão.
A Eletrobras também montou um planejamento especial para a região, com o deslocamento em campo de mais de 120 profissionais no estado, por meio da subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul. No mesmo dia 19, por exemplo, foi reenergizada parcialmente a subestação Nova Santa, após mais de duas semanas totalmente alagada, e cujo suprimento foi recuperado por conta da conclusão do processo de reenergização da linha de transmissão Itá – Gravataí.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024