A estatal norueguesa de energia Statkraft divulgou no dia 23 de maio ter concluído a aquisição da Enerfín, subsidiária da espanhola Elecnor na área de renováveis com atuação no Brasil. A transação adiciona portfólio de 1,5 GW de projetos solares e eólicos em operação e construção globalmente. No Brasil, a empresa vai agregar nove parques eólicos, adicionando 632 MW, em empreendimentos no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte.
Com a aquisição, a empresa também passa a deter portfólio de investimentos em estágios diferentes de desenvolvimento. Em Pernambuco, por exemplo, está em construção um parque solar com potência instalada de 68 MW. Com a nova controlada, a Statkraft passa a ter 2,2 GW entre ativos eólicos em operação, projeto e construção.
Em 2023, a norueguesa já havia anunciado a compra de dois parques eólicos da EDP Renováveis, no Rio Grande do Norte, e a compra de 18,69% do capital da Statkraft Energias Renováveis (Sker), que pertencia à Fundação dos Economiários Federais (Funcef).
Para 2024, a empresa pretende erguer projetos greenfield, como seus primeiros solares híbridos no País, com o Ventos de Santa Eugênia Solar e o Morro do Cruzeiro Solar, empreendimentos localizados na Bahia. A previsão é de que as usinas iniciem as atividades em 2025 com uma potência instalada de 228 MW (275MWp) de geração solar fotovoltaica.
A previsão também é finalizar as obras do parque eólico Morro do Cruzeiro, uma extensão do Complexo Brotas de Macaúbas, também localizado na região. O parque vai gerar cerca de 386 GWh por ano.
Mais Notícias EM
Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.
31/03/2025
Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.
31/03/2025
Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.
31/03/2025