Foi fechado acordo de cooperação técnica entre o MME - Ministério de Minas e Energia e o MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura para aproveitar reservatórios de usinas hidrelétricas para cultivo sustentável de pescados. A partir do acordo, as equipes técnicas das pastas trabalharão em arcabouço regulatório da atividade.
Segundo comunicado do MME, a medida interministerial visa evitar impactos na operação dos reservatórios e incentivar a aquicultura nas instalações de modo sustentável. O plano de ação da cooperação técnica prevê eventos nacionais sobre piscicultura e gestão dos usos múltiplos dos recursos hídricos, além de interação com os agentes do setor elétrico e da aquicultura.
Faz parte do acordo ainda a elaboração de material instrutivo sobre a piscicultura com orientações sobre formas de diminuição de custos operacionais e de ampliação do potencial produtivo. “A cooperação mostra a importância do setor de energia como propulsora de desenvolvimento para as comunidades”, disse no comunicado o ministro do MME, Alexandre Silveira.
Foto: Usina Hidrelétrica Capivara (Ministério da Pesca e Aquicultura)
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024