Foi inaugurado na USP - Universidade de São Paulo, na capital paulista, o Centro de Inovação em Tecnologia Offshore, o OTIC. Dentro do Digital LAB, na Cidade Universitária, o centro é uma iniciativa que reúne, além da USP, o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Fapesp e a Shell Brasil.

Com investimento total de R$ 163 milhões ao longo de cinco anos, o objetivo do centro é desenvolver projetos para a indústria offshore, com a geração de conhecimentos para viabilizar a exploração de recursos do oceano, em contexto de transição energética e transformação digital.

O OTIC é formado por cinco programas técnicos: novos processos e operações, energia de baixo carbono, novos materiais e nanotecnologia, segurança das pessoas e do meio ambiente e economia circular, além de transformação digital.

O empreendimento contará com mais de 250 pesquisadores e portfólio de 24 projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados pela Shell Brasil e Fapesp, sendo que a empresa investirá aproximadamente R$ 49 milhões por meio da cláusula em PD&I da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

 

Foto: Daniel Antonio / Fapesp



Mais Notícias EM



Copel organiza cobrança por postes e reduz tarifa com ganhos

Distribuidora paranaense criou departamento para fazer a gestão e regularizar uso de postes por empresas de telecomunicações

06/09/2024


Buggy elétrico nacional em Fernando de Noronha

Produzido por startup de Curitiba, veículo faz parte de projeto de PD&I da Neoenergia

06/09/2024


Total Energies financia núcleos de pesquisa em universidades brasileiras

Os centros são voltados para pesquisas em tecnologias da transição energética e ficam na USP, Unicamp e URFJ

06/09/2024