As fusões e aquisições (M&A, em inglês) do setor de energia eólica aumentaram em 20% nos últimos doze meses, aponta levantamento da Redirection International, assessoria especializada nesse mercado. Segundo o estudo, houve 12 transações no período, contra 10 registradas entre 2022 e 2023.
A se guiar pela movimentação identificada, a Redirection tem expectativa de que o ritmo se intensifique neste ano, apesar de o número de M&As ainda ser pequeno no setor. “O Brasil tem um enorme potencial para o desenvolvimento corporativo do setor e as transações devem ser mais frequentes nos próximos anos, seguindo uma tendência já observada no cenário internacional. Na Alemanha, por exemplo, as operações de eólica representaram 2,5% das atividades totais de M&A no ano passado, enquanto aqui foi perto de 0,6%”, disse o diretor da assessoria, João Caetano Magalhães.
Para corroborar sua tese, Magalhães cita estudo da consultoria Cela – Clean Energy Latin America, que levantou movimentação de cerca de R$ 50 bilhões em dez anos no Brasil em fusões e aquisições no setor de renováveis. Entre as transações recentes em eólica, estão a aquisição da AES Brasil em maio pela Auren, que assim se tornou a terceira maior geradora de energia do País. Ainda neste ano, os parques eólicos da Vila Acre I e II no Rio Grande do Norte foram comprados pelo Fundo de Infraestrutura Infla II da XP Asset e, no final do ano passado, a Casa dos Ventos adquiriu o parque eólico da Ibitu Energia, na Paraíba.
Para o diretor, um dos principais fatores que impulsionam o setor de energias renováveis no Brasil, em eólica e solar, é a abundância de locais com alta capacidade de geração, além das dimensões continentais e os diferentes relevos disponíveis para instalação de usinas. “Conforme a produtividade e o desenvolvimento tecnológico evoluem, os custos para a geração de energia diminuem, deixando a operação ainda mais viável e alguns estudos apontam inclusive que até 2040 haverá uma redução de até 27% no custo nivelado para a geração de energia eólica”, disse.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024