A ABB forneceu seu carregador ultrarrápido pantográfico para veículos elétricos ao projeto de protótipo de ônibus elétrico com bateria de íons de lítio com nióbio das empresas CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O carregador permite que a bateria seja recarregada de 20% a 100% em dez minutos. O projeto é conduzido na cidade de Araxá, em Minas Gerais.

O carregador Terra HVC 300 kW é considerado o primeiro modelo de carregador pantográfico invertido instalado na América Latina. A ABB já havia implementado a tecnologia em outros projetos pelo mundo, como na Copa do Mundo de futebol no Catar em 2022, onde foram instalados 89 carregadores pantográficos e mais de 240 carregadores de alta potência com conector CCS-2, além de painéis de média e baixa tensão para recarregar a frota de ônibus eletrificados.

O carregador Terra HVC é composto por duas cabines de potência de 150 kW cada e um totem com pantógrafo que inclui um sistema de detecção automática do veículo por proximidade. No protótipo de e-Bus, dois trilhos de contato instalados na parte superior do veículo recebem a conexão do carregador pantográfico da ABB.

O modelo pode ser fornecido em versões de 150 kW a 600 kW de potência. A solução escolhida de 300 kW é equipada com um sistema de conexão pantográfica da Shunck, empresa parceira da iniciativa, que também tem fábricas e assistência técnica no Brasil, assim como a ABB.

A ABB forneceu dois carregadores pantográficos. O primeiro está instalado na planta da CBMM em Araxá (MG) e o segundo na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ). “A tecnologia foi desenvolvida para ser expandida e aplicada em novos projetos de eletrificação de frotas de ônibus elétricos, maximizando suas vantagens e benefícios”, disse o diretor de produtos e soluções de mobilidade elétrica da ABB, Wilson Morais. O projeto de bateria de lítio com nióbio deve estar disponível no mercado em 2025.



Mais Notícias EM



Copel organiza cobrança por postes e reduz tarifa com ganhos

Distribuidora paranaense criou departamento para fazer a gestão e regularizar uso de postes por empresas de telecomunicações

06/09/2024


Buggy elétrico nacional em Fernando de Noronha

Produzido por startup de Curitiba, veículo faz parte de projeto de PD&I da Neoenergia

06/09/2024


Total Energies financia núcleos de pesquisa em universidades brasileiras

Os centros são voltados para pesquisas em tecnologias da transição energética e ficam na USP, Unicamp e URFJ

06/09/2024