A norte-americana Invenergy, geradora e operadora de usinas renováveis e a gás natural, e o Patria Investimentos, gestor de fundos de investimentos voltados à infraestrutura, adquiriram quatro parques eólicos no Brasil. Os projetos eram de propriedade da ContourGlobal, sendo que dois deles tinham como sócios minoritários (49%) a Eletrobras.

Pela negociação, cujo valor não foi divulgado pelas empresas, o Patria detém a maior participação nos parques, com 90% do total das ações. A Invenergy, com seus 10% de capital do portfólio, passa a se responsabilizar também pela operação e manutenção (O&M) das 347 turbinas eólicas GE dos parques eólicos. Neste caso, a unidade de negócios Invenergy Services é a contratada.

O portfólio adquirido contempla os parques eóliocs Asa Branca, no Rio Grande do Norte, e os Chapada I, Chapada II e Chapada III, estes no Piauí (o I e o II com participação minoritária da Eletrobras). Ao todo, as usinas somam capacidade de 600 MW, sendo que a energia gerada é contratada em leilões do marco regulado, do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica), do início da década passada.

A estratégia da Invenergy com a negociação é se firmar principalmente como fornecedora de soluções de O&M no Brasil. Em 2022, a empresa já havia adquirido a empresa nacional Alísios, do Rio Grande do Norte, especializada em manutenção de parques eólicos.  “A transação expande o nosso portfólio global de O&M e torna a empresa proprietária de ativos eólicos no país pela primeira vez”, disse o vice-presidente da Invenergy, Steve Dowdy. A empresa tem em operação global 22 GW em parques eólicos, solares e a gás, sendo que um terço do total em operações como a que agora passa a ter no Brasil, com participação minoritária e contrato de O&M.



Mais Notícias EM



Copel organiza cobrança por postes e reduz tarifa com ganhos

Distribuidora paranaense criou departamento para fazer a gestão e regularizar uso de postes por empresas de telecomunicações

06/09/2024


Buggy elétrico nacional em Fernando de Noronha

Produzido por startup de Curitiba, veículo faz parte de projeto de PD&I da Neoenergia

06/09/2024


Total Energies financia núcleos de pesquisa em universidades brasileiras

Os centros são voltados para pesquisas em tecnologias da transição energética e ficam na USP, Unicamp e URFJ

06/09/2024