A Fumacense Alimentos, de Morro da Fumaça, SC, investiu R$ 10 milhões para dobrar a produção de energia elétrica em sua usina termelétrica a biomassa de casca de arroz. Com o projeto, a usina passa a abastecer todo o parque fabril da matriz, além de gerar excedente de energia para a rede.

Para a expansão, a empresa cerealista adquiriu novos maquinários que permitiram atingir 2700 kWh de geração de energia. Com investimento aproximado de R$ 10 milhões, os equipamentos, segundo comunicado da Fumacense, contam com tecnologia mais eficiente que aumentou a geração de energia ao mesmo tempo em que demanda a mesma quantidade de matéria prima que vinha sendo utilizada pela empresa nos últimos anos.

A turbina, ainda segundo a empresa, tem condensação a vácuo, o que facilita a passagem do vapor e, por consequência, aumenta os resultados. Com isso, o desempenho passou de 6000 para 8000 rotações por minuto. Também o gerador é maior, tanto em sua dimensão física quanto em potência.

A projeção é que, ainda no segundo semestre, a Fumacense consiga comercializar o excedente de energia gerada para o sistema elétrico. A ideia é compensar o gasto da unidade de Alegrete, RS, e da Cervejaria do grupo EZOS, localizada em Forquilhinha, SC.



Mais Notícias EM



Copel organiza cobrança por postes e reduz tarifa com ganhos

Distribuidora paranaense criou departamento para fazer a gestão e regularizar uso de postes por empresas de telecomunicações

06/09/2024


Buggy elétrico nacional em Fernando de Noronha

Produzido por startup de Curitiba, veículo faz parte de projeto de PD&I da Neoenergia

06/09/2024


Total Energies financia núcleos de pesquisa em universidades brasileiras

Os centros são voltados para pesquisas em tecnologias da transição energética e ficam na USP, Unicamp e URFJ

06/09/2024