A Svolt, subsidiária da montadora chinesa automotiva GWM, especializada em modelos de carros elétricos e híbridos, lançou uma linha de baterias de lâmina curta (short blade) para eletromobilidade, capaz de efetuar recargas em poucos minutos e para longas autonomias.

Para o mercado de veículos 100% elétricos (EVs), o modelo Svolt 6C é de uma bateria de lítio de carregamento ultrarrápido, do tipo níquel-cobalto-manganês (NCM), que se recarrega em cinco minutos e oferece autonomia de até 600 km. O mesmo modelo tem versões que chegam a ter uma capacidade total de armazenagem de 100 kWh a 120 kWh, o que fornece um alcance máximo de mais de 1000 km.

O outro lançamento para EVs é a bateria Svolt 5C, de lítio short blade, do tipo fosfato de ferro-lítio (LFP), que reduz o tempo de carregamento de 10% a 80% para dez minutos, com ciclo de vida superior a 3500 ciclos. Com isso, ela seria capaz de rodar mais de 1 milhão de quilômetros. Sua produção deve se iniciar em dezembro de 2024.

Para o segmento de veículos híbridos plug-in, a empresa também passou a ter a bateria NCM Dragon Armor PHEV 800 V, projetada para arquitetura de plataforma de 800 V e para suportar carregamento ultrarrápido. Comparada às baterias PHEV tradicionais, segundo a empresa, ela garante redução de até 20% no volume que ocupa no veículo e uma densidade de energia de 250 Wh/kg.

Com a mudança, os modelos PHEV podem receber baterias que variam de 55 kWh a 70 kWh de capacidade, o que garante autonomia no modo elétrico de 300 km a 400 km, equivalente à de muitos veículos 100% elétricos. Projetada para a próxima geração de veículos híbridos da GWM, a bateria começará a ser produzida em julho de 2025.



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