Apenas no primeiro semestre, desde a abertura do mercado livre de energia para toda a alta tensão em janeiro de 2024, 10.956 novos consumidores migraram para o ACL. O volume já é maior do que todas as migrações realizadas em 2023, quando 7.404 empresas passaram a ter a liberdade de escolha do fornecedor de energia.

O montante é considerado o maior de toda a história de 25 anos da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, responsável por receber e gerir todos os contratos do ambiente livre. Os recém-chegados são, em sua maioria, empresas de médio e pequeno porte, do comércio, serviços e da indústria. Também houve, pela primeira vez, volume significativo de pessoas físicas no mercado. Ao todo, foram 127.

No geral dos novos entrantes, os consumidores com carga menor do que 0,5 MW concentraram 89,3% das migrações. Do total de migrações, 73,7% foram realizadas via comercializadores varejistas. Além disso, as migrações de 2024 já representam 22% de todos os consumidores que participaram da contabilização do Mercado de Curto Prazo em junho.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025