A Siemens Energy assinou contratos com a Eletrobras para modernizar e revitalizar ativos de transmissão no SIN - Sistema Integrado Nacional. O fornecimento de equipamentos e soluções soma mais de R$ 300 milhões e abrange territórios em diversos estados do país.
Estão entre os contratos projetos de renovação de subestações, substituição de disjuntores, fornecimento de novos bancos série de compensação reativa, além de sistemas de monitoramento de transformadores para correntes contínuas de alta tensão (HVDC).
Entre os projetos contemplados, está o de modernização da subestação Grajaú, responsável por quase 40% do abastecimento de energia da cidade do Rio de Janeiro. Com previsão de conclusão no segundo semestre de 2027, este contrato inclui a substituição de equipamentos do sistema de Subestação Isolada a Gás (GIS) por tecnologias mais eficientes em custos de operação, manutenção e potenciais emissões de carbono.
Já no Nordeste do Brasil, a Siemens fornecerá novos bancos série de compensação reativa (FSC) para a linha de Imperatriz, no Maranhão, com previsão de entrega no final de 2025. Segundo comunicado da empresa de origem alemã, os equipamentos serão utilizados para garantir maior estabilidade ao sistema elétrico, “ao mesmo tempo em que aumentam a capacidade de transmissão, por meio da modernização do sistema existente”.
Outra parte importante do acordo visa o Maranhão, Pará, Mato Grosso e Rondônia, onde serão instalados 46 novos disjuntores de 245 kV e nove de 550 kV. Utilizado para a proteção de ativos de alta tensão, esses equipamentos devem permitir aumento na confiabilidade da rede elétrica, segundo a Siemens. Nesses projetos, a empresa será responsável também pelo comissionamento, testes e treinamentos para as equipes de operação e manutenção da Eletrobras. A conclusão dessa entrega está prevista para o final de 2026.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024