Como parte de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Neoenergia, batizado de Trilha Verde, o arquipélago de Fernando de Noronha receberá o primeiro buggy 100% elétrico fabricado no Brasil. O veículo será destinado ao mercado turístico local para serviço de locação a turistas, cuja viabilidade técnica e econômica será avaliada durante a experiência.

O carro foi desenvolvido pela eION, startup de Curitiba, no Paraná. Como incentivadora do projeto, porém, a Neoenergia acompanha desenvolvimento desde a concepção e protótipo até sua comercialização, participando de teste-drives e sugerindo melhorias. O veículo tem capacidade para cinco pessoas, pesa 1.000 quilos e possui uma bateria de 7,6 kWh, com autonomia que pode chegar a 100 quilômetros.

Com possibilidade de ser carregado em eletropostos ou por tomada comum de 20 amperes, o buggy atinge uma velocidade máxima em torno de 70 km/h, chegando a 60 km/h em cerca de 11 segundos. O veículo tem ainda freio a disco nas quatro rodas e cinto de segurança nas cinco posições.

O projeto, que está ampliando a frota elétrica do arquipélago, faz com que os carros sejam abastecidos com a energia de duas usinas solares instaladas pela Neoenergia em Fernando de Noronha. As duas têm potência de 100 kWp e a capacidade de fornecimento é, aproximadamente, três vezes maior do que a necessidade para carregamento dos veículos do projeto. O excedente será injetado na rede de distribuição. Há também um sistema de armazenamento de energia com potência de 100 kW/215 kWh.

Além disso, doze eletropostos estão sendo instalados na ilha de Fernando de Noronha. São oito pontos de recarga com potência de 22 kW, que possibilitam uma recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 kW. As duas últimas unidades têm suporte a V2G (vehicle-to-grid), com fluxo bidirecional, ou seja, o veículo pode utilizar a estação para recarga ou para “devolver” a energia não utilizada.



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