Depois de criar um departamento exclusivo para fazer a gestão dos seus postes com as operadoras de telecomunicações, e adotar política para resolver problemas e usos irregulares, a distribuidora paranaense Copel anunciou ter conseguido reduzir em 2,1% a tarifa de energia no estado.
O abatimento foi possível graças às novas remunerações conseguidas, após as ações, de operadoras de telefonia e de dados. Do valor arrecadado, 60% são destinados à modicidade tarifária, um abatimento direto no valor da tarifa, patamar definido pela Aneel.
Segundo comunicado da Copel, os contratos de compartilhamento também passaram a custear a gestão das estruturas e viabilizaram um amplo plano de ações para regularizar os cabos de telefonia em todo o Paraná. Somente em 2024, até agora, as equipes da Copel retiraram 1.473 quilômetros de cabos de telefonia irregulares nos municípios paranaenses, com peso de cerca de 120 toneladas.
Paralelamente, a companhia emitiu 7.619 notificações às empresas de telecomunicações para que regularizassem suas fiações. Em 2023, foram retirados 2.786 km de cabos e emitidas 9.595 notificações.
O departamento de compartilhamento de estruturas atua em contato com as operadoras de telefonia e dados, prefeituras municipais e demais instituições interessadas, como o Procon. Além do contato com as empresas responsáveis pelos cabos, a área conta com equipes próprias, que regularizam estruturas nas regiões do estado.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024