Apenas 19,6% das luminárias públicas do Brasil utilizam a tecnologia LED, mais econômica e eficiente. Ao todo há no país mais de 22 milhões de pontos de iluminação pública (IP), que consomem em média 13 milhões de GWh de energia. Os dados são do Censo da Iluminação Pública no Brasil – Base 2023, da ABCIP - Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública e feito em parceria com a SEPPI - Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil da Presidência da República

Do total, 59% das luminárias utilizam a tecnologia de vapor de sódio e o restante, tecnologias tradicionais variadas. Segundo o estudo, o potencial de eficiência energética e de redução de CO2 emitido na atmosfera com a modernização dos parques de IP, com LED, garantiria economia entre 40% e 70% de energia elétrica em relação às tecnologias antigas. Da mesma forma, reduziria em 36% as emissões de CO2.

O primeiro Censo da IP no Brasil apresenta, além do estado atual do parque de iluminação pública, quantificando o número de pontos de iluminação, também a sua distribuição, o consumo de energia e as tecnologias predominantes, a partir de dados contidos nas bases da Aneel em 2023.

Acesse o censo no link https://www.associacaoabcip.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es-abcip



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024