Em entrevista coletiva para apresentar a próxima Expolux - Feira Internacional da Indústria de Iluminação, o diretor executivo da Abilux – Associação brasileira da Indústria de Iluminação, Marco Poli, falou sobre esforços da entidade para aumentar o nível de qualidade dos produtos no mercado de revenda e distribuição. Em parceria com IPEM-SP - Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo e Procon-SP - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, a entidade vai lançar nos próximos meses uma campanha de verificação da qualidade, que consiste na coleta de amostras no mercado para ensaios de conformidade. A ideia é que a iniciativa em São Paulo se constitua em um “case” que possa ser replicado em outros mercados.
“O Inmetro tem uma atuação excelente no âmbito pré-venda, antes do produto chegar ao mercado. Mas no consumo pode-se deparar com produtos não conformes”, diz o diretor. A iniciativa foi motivada, entre outros, por recentes problemas de qualidade verificados em painéis de LED, disse.
Como parte dos esforços, a Abilux doou recentemente ao IPEM-SP um laboratório de iluminação para verificações metrológicas, no âmbito de um convênio de cooperação entre a entidade e o instituto. A instalação vai permitir a realização de ensaios de instrumentos e produtos como lâmpadas, luminárias, plafons, spots e outros, segundo as normas e regulamentos do Inmetro, de modo a garantir a conformidade de requisitos técnicos de segurança e desempenho. A infraestrutura do laboratório conta com modernos equipamentos para realização dos ensaios, e o treinamento da equipe técnica está agora em fase final, disse Marco Poli.
Outra iniciativa da Abilux destacada por Marco Poli é a campanha para substituição de “watts” por “lumens” como informação de dimensionamento de lâmpadas e aparelhos. Segundo o diretor, a informação da potência demandada por um dispositivo não é adequada para o dimensionamento dos sistemas de iluminação, pois lâmpadas de mesma potência podem fornecer saídas de lumens distintas. A campanha vem sendo direcionada a fabricantes, no que se refere à marcação dos produtos, ao Inmetro e ao Procel, para adequação dos selos de eficiência energética, e por fim será levada aos comerciantes.
Expolux 2024 – A 18ª Feira Internacional da Indústria de Iluminação, que acontece nesta semana (17 a 20 de setembro) no Expo Center Norte em São Paulo, terá quase 50% mais expositores que a edição anterior, realizada em 2022, disse na entrevista Tatiana Rassini, gerente da exposição na empresa organizadora RX Brasil. Isso significa a presença de mais de 500 marcas, as quais devem ser visitadas por cerca de 25 mil visitantes, previu a gerente. Segundo ela, com base no credenciamento prévio até aqui, pode-se dizer também que os visitantes deste ano terão “qualificação muito melhor, em termos de cargos mais relevantes e de maior poder de compra”.
A gerente enumerou ainda as atrações da feira, entre as quais rotas que direcionarão os visitantes de acordo com suas preferências. Por meio de marcações no tapete, o visitante poderá escolher entre a rota “Eficiência energética” e a rota “Automação residencial”. A feira também terá o evento paralelo Simpoled – Simpósio Internacional de Iluminação, que trará palestrantes nacionais e internacionais apresentando novidades em tecnologias de iluminação. Um dia inteiro do simpósio (17/9) dedicado à iluminação pública, com apresentações sobre normas, regulamentos, parcerias, tecnologia e financiamento.
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