A Begreen, empresa criada para produzir amônia e fertilizantes a partir do hidrogênio verde, assinou memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o governo do Rio Grande do Sul para construir três fábricas no estado, nas cidades de Passo Fundo, Tio Hugo e Condor. As duas primeiras estão em fase de licenciamento ambiental e a terceira em processo fundiário.
Com o MoU, a ideia é ao longo dos próximos três anos os projetos passarem a se beneficiar dos incentivos e benefícios do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Hidrogênio, do governo gaúcho. As três unidades, se viabilizadas, somarão investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões e deverão ter produção anual de 8 mil toneladas de amônia anidra verde, intermediário principal de fertilizantes nitrogenados.
Com previsão de gerar 120 empregos diretos durante a construção das três fábricas, e mais outros 30 para a manutenção das unidades, o projeto tem como sócios as empresas Migratio, Torao e Pharo, donas da Begreen, além de parceria com a Universidade de Passo Fundo e o Tecnoagro, parque tecnológico de Passo Fundo que reúne empresas, a universidade e a prefeitura da cidade gaúcha. Este último vem testando em laboratório e em campo várias formulações com os produtos verdes.
“A construção das três unidades deve ocorrer em um ciclo de 20 meses cada, após a obtenção de todas as licenças ambientais necessárias”, disse o diretor de operações da Begreen, Luiz Paulo Hauth. Segundo ele, a expectativa é as primeiras plantas entrarem em operação a partir do primeiro semestre de 2027. O hidrogênio verde será produzido por eletrólise da água com eletricidade renovável, o qual, em reação com o nitrogênio (captado do ar), produzirá a amônia.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024