A Cemig está utilizando um sistema de monitoramento via satélite para identificar focos de incêndio que estejam a até 1,5 quilômetro de suas linhas de distribuição e transmissão. A tecnologia foi criada pelo setor de meteorologia da estatal de energia mineira para evitar o impacto de queimadas em suas redes.
Além da integração do setor de meteorologia com seus centros de operação da distribuição (COD) e do sistema (COS), a Cemig, para atuar na prevenção de incêndios em sua infraestrutura, também conta com equipe de meteorologistas para operar o monitoramento em tempo real das condições climáticas da sua área de concessão, que abrange 774 municípios.
Os profissionais produzem boletins, avisos e alertas meteorológicos, enviados aos centros operacionais, que assim conseguem tomar ações focadas na região. Entre as medidas adotadas estão a mobilização de equipes – com uma antecipação de até quatro horas – para as áreas com potencial de serem impactadas.
Neste ano, considerado o de maior potencial de impacto por causa das queimadas em alta, o sistema de monitoramento meteorológico da alta tensão, batizado de Geopat, tem contribuído, segundo a empresa, para minimizar os prejuízos e está sendo usado para garantir o fornecimento de energia para os mais de 9 milhões de clientes da companhia.
Ainda de acordo com a empresa, a utilização da nova funcionalidade permite reduzir o tempo de interrupção e evitar desligamentos. O sistema de monitoramento recebe informações de uma rede de satélites orbitais, que mapeiam, por meio de sensores térmicos, os focos de calor no território mineiro. Dessa forma, o setor de meteorologia cruza esses dados com as coordenadas georreferenciadas das linhas de distribuição e de transmissão de energia de alta tensão.
Como exemplo, no dia 30 de agosto o Geopat emitiu um alerta para o COD da Cemig sobre duas torres da linha de distribuição Alfenas 1 – Areado 2 69kV, no sul de Minas. De forma imediata, foram acionadas equipes de campo, que chegaram ao local e constataram que uma das torres havia sido danificada por uma queimada, o que prejudicou o fornecimento de energia para mais de 18 mil clientes.
Para restabelecer a energia, foram mobilizados recursos emergenciais da Cemig, como geradores de energia móveis. Dessa forma, as equipes de campo puderam trabalhar durante a madrugada para realizar a substituição da torre danificada e a recomposição da rede.
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