O centro de pesquisa Lactec, de Curitiba, PR, inaugurou laboratório de interoperabilidade e conectividade - multiprotocolos, um centro dedicado à realização de testes em medidores inteligentes de energia. A meta do laboratório – financiado com recursos PDI Aneel da Neoenergia –  é garantir comunicação padronizada entre medidores inteligentes de diversos fabricantes.

Segundo comunicado do Lactec, o novo centro realiza testes especializados que operam sob as especificações Wi-SUN/FAN (tecnologia de comunicação que conecta dispositivos em redes de campo otimizadas para baixo consumo de energia, alta eficiência e confiabilidade) e PLC/Prime, projetado especificamente para transmissão dos dados dos medidores inteligentes por meio da rede elétrica.

O local está apto a realizar ensaios de desempenho, interoperabilidade em conformidade com as normas ABNT 14522, dos grupos NBR IEC 62056 e NBR 16968. “Os medidores inteligentes são submetidos a testes em um ambiente seguro, controlado e livre de interferências externas. Os sinais gerados durante esses testes são monitorados e avaliados utilizando equipamentos e softwares de alta precisão”, disse um dos responsáveis pelo laboratório, Leonardo Tavares.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024