A Micropower, fornecedora de sistemas de armazenamento de energia por baterias, inaugurou microrrede isolada de geração e armazenamento de energia solar na Fazenda Santa Paula, no município de Barreiras, extremo-oeste da Bahia. O sistema contempla usina solar integrada com pequena central hidrelétrica (PCH).
Com usina solar de 1,75 MWp de potência, cuja energia é utilizada no sistema de irrigação da fazenda, e com 1184 MWh de armazenamento de energia, a planta vai suprir até 50% da demanda energética do local, abastecendo simultaneamente o equivalente a oito pivôs de irrigação. O projeto foi viabilizado pela Irriga Cerrado, revenda da Bauer do Brasil, especializada em soluções de irrigação em fazendas em áreas remotas.
A usina solar que ocupa 23 mil metros quadrados é integrada com a PCH por meio do software EMS Smart Agro da Micropower, que, segundo comunicado, garante otimização do despacho de potência e a estabilidade da operação energética. Além disso, o sistema híbrido eliminará o consumo de diesel, evitando a emissão de mais de 970 toneladas de CO2 anuais na atmosfera.
Com 50 km de rede elétrica espalhados por cerca de 12 mil hectares, e localizada em uma região onde é necessário que pivôs busquem água a uma grande profundidade no subsolo, a fazenda tem alto consumo energético. A demanda até então era atendida apenas pela PCH, o que segundo a Micropower limitava a instalação de mais pivôs e bombas.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024