O Brasil é reconhecido por sua forte cultura de proteção contra descargas atmosféricas, especialmente em estruturas e espaços fechados, apoiado por normas como a ABNT NBR 5419, considerada uma das melhores do mundo. No entanto, a prevenção em áreas abertas também é fundamental, especialmente em atividades ao ar livre, como eventos esportivos e canteiros de obras.

Para abordar essa questão, o especialista em engenharia elétrica, Jobson Modena, diretor da Guismo Engenharia, será o palestrante de um webinar gratuito que será realizado no dia 10 de outubro, às 18h00, focado na ABNT NBR 16785 - Proteção contra descargas atmosféricas - Sistemas de alerta de tempestades elétricas. Esta norma, publicada em 2019, trata da prevenção contra raios em áreas abertas, fornecendo diretrizes para a implantação de sistemas de alerta de tempestades elétricas. O evento discutirá o conteúdo da norma, as medidas de prevenção, além de um exemplo prático de um sistema de alerta implantado em um campo de golfe.

As inscrições gratuitas para participar do webinar devem ser feitas via o link <inserir link>

___

Data e horário: Quinta-feira, 10 de outubro, às 18h00. Participação é gratuita.

Palestrante: Jobson Modena – Engenheiro eletricista e diretor da Guismo Engenharia, com vasta experiência em proteção contra descargas atmosféricas, coordenador da revisão da norma ABNT NBR 5419 e representante brasileiro no comitê internacional da IEC sobre proteção contra raios (TC-81).

Moderador: Mauro Crestani – Editor das revistas Eletricidade Moderna e FotoVolt.



Mais Notícias EM



Micropower inaugura microrrede com solar, PCH e baterias na Bahia

Sistema isolado foi implantado em fazenda no município de Barreiras

04/10/2024


Eletrobras antecipa banco de reator para enfrentar crise em Rondônia

Um de dois novos bancos de reatores em subestação de Porto Velho teve energização antecipada para garantir suprimento no sistema Acre-Rondônia

04/10/2024


BNDES e Vale escolhem gestores de fundo de minerais estratégicos

Meta do fundo de investimento em participações é arrecadar R$ 1 bilhão para projetos de minérios da transição energética

04/10/2024