A Cemig instalou dois novos transformadores com regulação automática de níveis de tensão, fruto de desenvolvimento próprio coordenado pela estatal mineira. O equipamento, batizado de SmartGreen, foi projetado em parceria com outras duas empresas, a Reinhausen (MR) e a Trael, e foi implementado nas cidades de Uberaba e Bocaiúva, no interior de Minas Gerais.

Os dois transformadores estão em período de testes. O objetivo do sistema é regular a tensão fornecida aos consumidores em momentos de variação, por meio de automação. Isso ocorre principalmente em horários de pico, quando a lâmpada, por exemplo, segundo comunicado da empresa, fica "mais fraca". Com a tecnologia, isso é regulado automaticamente por aparelho embarcado no transformador.

“A dinamicidade do sistema elétrico sugere que novas tecnologias sejam integradas à rede de distribuição, de maneira que esses novos aparatos incorporados se somem aos processos já existentes para um fornecimento de energia cada vez melhor. Esse equipamento desenvolvido é capaz de responder em tempo real às variações de rede, eliminando a instabilidade”, disse o gerente de engenharia, automação e sistemas da distribuição da Cemig, William Alves.

O grupo Reinhausen é o fabricante do comutador que foi acoplado ao transformador de distribuição da Trael e que atribuiu a ele a capacidade de controlar de forma automática os níveis de tensão na rede de distribuição. O equipamento faz a regulação de tensão autônoma e automática. Nos casos de uso de Uberaba e Bocaiúva, a tecnologia também deve melhorar a integração da geração solar distribuída.



Mais Notícias EM



EDP vai reduzir tarifas no estado de São Paulo

A redução média será de 3,71%, sendo que para clientes de alta tensão chegará a 5,31%

21/10/2024


Engie inicia obras do sistema de transmissão Asa Branca

Arrematado em leilão de 2023, sistema tem 1.000 km de linhas e envolve ampliação de cinco subestações

21/10/2024


Consumo de energia no Brasil vai crescer 2,1% ao ano até 2034

Participação da eletricidade vai aumentar na matriz, ao contrário dos combustíveis de petróleo, que terão pequena queda, apesar de se manterem na liderança

21/10/2024