A Cemig instalou dois novos transformadores com regulação automática de níveis de tensão, fruto de desenvolvimento próprio coordenado pela estatal mineira. O equipamento, batizado de SmartGreen, foi projetado em parceria com outras duas empresas, a Reinhausen (MR) e a Trael, e foi implementado nas cidades de Uberaba e Bocaiúva, no interior de Minas Gerais.
Os dois transformadores estão em período de testes. O objetivo do sistema é regular a tensão fornecida aos consumidores em momentos de variação, por meio de automação. Isso ocorre principalmente em horários de pico, quando a lâmpada, por exemplo, segundo comunicado da empresa, fica "mais fraca". Com a tecnologia, isso é regulado automaticamente por aparelho embarcado no transformador.
“A dinamicidade do sistema elétrico sugere que novas tecnologias sejam integradas à rede de distribuição, de maneira que esses novos aparatos incorporados se somem aos processos já existentes para um fornecimento de energia cada vez melhor. Esse equipamento desenvolvido é capaz de responder em tempo real às variações de rede, eliminando a instabilidade”, disse o gerente de engenharia, automação e sistemas da distribuição da Cemig, William Alves.
O grupo Reinhausen é o fabricante do comutador que foi acoplado ao transformador de distribuição da Trael e que atribuiu a ele a capacidade de controlar de forma automática os níveis de tensão na rede de distribuição. O equipamento faz a regulação de tensão autônoma e automática. Nos casos de uso de Uberaba e Bocaiúva, a tecnologia também deve melhorar a integração da geração solar distribuída.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024