A Aneel autorizou a Copel, do Paraná, a realizar obras de reforço das subestações Curitiba Leste e Realeza Sul. Marcadas para 2025, as intervenções nas unidades da rede de transmissão da empresa, que compõem o SIN - Sistema Interligado Nacional (SIN), têm prazo de 30 meses para conclusão.

A maior parte do investimento vai para a Curitiba Leste, onde serão aplicados R$ 46,6 milhões para a instalação de um banco de reatores de barra e de uma fase reserva na subestação. A obra, segundo comunicado da empresa, vai melhorar o controle da tensão, em especial na rede de 525 kV e 765 kV que interliga as regiões Sul e Sudeste.

Os reatores são dispositivos que absorvem energia reativa e ajudam a reduzir a sobretensão que pode ocorrer em linhas de transmissão de longa distância quando a carga é baixa ou durante condições operacionais específicas. Dessa forma, o sistema elétrico opera dentro dos limites de tensão definidos. Seu uso também reduz a circulação de potência reativa excessiva na rede.

Na subestação Realeza Sul, o investimento de R$ 9 milhões será para instalar capacitores, equipamentos que ajudam a corrigir o fator de potência. Quando a energia é transmitida por longas distâncias ou distribuída para os consumidores, parte dela é desperdiçada como potência reativa, não útil para fazer aparelhos funcionarem, mas que ocupa a rede elétrica e demanda atividade dos transformadores das subestações. Os capacitores compensam essa potência reativa e reduzem a perda.



Mais Notícias EM



Cogeração a biomassa tem garantia física recorde

Acréscimo foi de 399,8 MWmédios, 17% acima do registrado em relação a 2023

25/10/2024


Acidentes elétricos aumentam no primeiro semestre

Levantamento da Abracopel registrou acréscimo de 9,5%. No caso de óbitos, o aumento foi de 12%

25/10/2024


Chineses fazem acordo técnico de eólica offshore com o Senai

A empresa Mingyang é a sexta maior fabricante global de aerogeradores

25/10/2024