O governo do Rio Grande do Sul vai elaborar plano de transição energética justa. O trabalho será feito por meio da contratação de serviço de consultoria, vencido por consórcio formado pelas entidades WayCarbon e a Centro Brasil no Clima, que receberão cerca de R$ 2,3 milhões para criar o chamado TEJ - Plano Estadual de Transição Energética Justa.
O contrato com o consórcio inclui a entrega de 14 produtos em três etapas ao longo de doze meses. Segundo o governo gaúcho, o plano estabelecerá diretrizes para ações que garantam um desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável, especialmente atendendo a meta de neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, mas de maneira equilibrada, promovendo inclusão social.
Além da contratação da consultoria, o governo também assinou três novos memorandos de entendimento (MoUs, em inglês) para projetos de hidrogênio verde, em cerimônia no dia 28 de outubro na sede do Executivo em Porto Alegre. Dois deles foram assinados com os municípios de São José do Norte e São Francisco de Assis.
O primeiro município é próximo ao Porto de Rio Grande e tem potencial para geração de energia eólica, já abrigando o projeto Ventos do Atlântico, que planeja instalar 150 torres de energia eólica offshore. Ambas as características favorecem a instalação de unidades de hidrogênio verde no município.
Por sua vez, São Francisco de Assis tem também potencial para geração solar e aproveitamento de biomassa para alimentar de energia elétrica unidades de eletrólise para produção de hidrogênio verde. O terceiro MoU foi assinado com a fabricante chinesa de aerogeradores Mingyang, que também tem interesse em atender projetos de hidrogênio verde no estado.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024