A Aneel deu a última autorização para entrar em operação integral o parque eólico Morro do Cruzeiro, da Statkraft. Instalado no município de Brotas de Macaúbas, na Bahia, o parque, que teve suas primeiras turbinas inauguradas em agosto de 2024, tem capacidade total de 79,8 MW.
Com a última permissão da agência, o parque eólico passará a gerar cerca de 386 GWh por ano, por meio de suas 14 turbinas, o que equivale ao atendimento de consumo de mais de 190 mil residências.
Como diferencial, o empreendimento será até o fim de 2025 uma usina híbrida, visto recentemente a Statkraft ter iniciado a construção no local do Morro do Cruzeiro Solar, uma planta fotovoltaica que aproveitará a mesma conexão do parque eólico.
O Morro do Cruzeiro é uma ampliação do complexo eólico Brotas de Macaúbas, outro ativo da empresa em operação há mais de 12 anos e que tem capacidade instalada de 95,2 MW e 312,7 GWh de produção anual. Será nele, inclusive, a instalação nos próximos meses de aerogerador da Weg, de 7 MW, resultado de parceria entre a empresa catarinense e a Petrobras, desenvolvido e fabricado no Brasil.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024