A Aneel deu a última autorização para entrar em operação integral o parque eólico Morro do Cruzeiro, da Statkraft. Instalado no município de Brotas de Macaúbas, na Bahia, o parque, que teve suas primeiras turbinas inauguradas em agosto de 2024, tem capacidade total de 79,8 MW.

Com a última permissão da agência, o parque eólico passará a gerar cerca de 386 GWh por ano, por meio de suas 14 turbinas, o que equivale ao atendimento de consumo de mais de 190 mil residências.

Como diferencial, o empreendimento será até o fim de 2025 uma usina híbrida, visto recentemente a Statkraft ter iniciado a construção no local do Morro do Cruzeiro Solar, uma planta fotovoltaica que aproveitará a mesma conexão do parque eólico.

O Morro do Cruzeiro é uma ampliação do complexo eólico Brotas de Macaúbas, outro ativo da empresa em operação há mais de 12 anos e que tem capacidade instalada de 95,2 MW e 312,7 GWh de produção anual. Será nele, inclusive, a instalação nos próximos meses de aerogerador da Weg, de 7 MW, resultado de parceria entre a empresa catarinense e a Petrobras, desenvolvido e fabricado no Brasil.



Mais Notícias EM



Embrapii amplia oportunidades de PD&I na área elétrica

Iniciativa alavanca bilhões em investimentos em inovação para startups e indústrias.

11/11/2024


Queda no lucro líquido da Engie é atenuada por operações no ACL

Com queda de 28,2% no lucro do terceiro trimestre, grupo francês destaca resultado positivo no mercado livre de energia.

11/11/2024


Cemig regulariza 20 mil ligações clandestinas

Programa envolveu comunidades e ocupações na região metropolitana de Belo Horizonte.

11/11/2024