A Aneel deu a última autorização para entrar em operação integral o parque eólico Morro do Cruzeiro, da Statkraft. Instalado no município de Brotas de Macaúbas, na Bahia, o parque, que teve suas primeiras turbinas inauguradas em agosto de 2024, tem capacidade total de 79,8 MW.

Com a última permissão da agência, o parque eólico passará a gerar cerca de 386 GWh por ano, por meio de suas 14 turbinas, o que equivale ao atendimento de consumo de mais de 190 mil residências.

Como diferencial, o empreendimento será até o fim de 2025 uma usina híbrida, visto recentemente a Statkraft ter iniciado a construção no local do Morro do Cruzeiro Solar, uma planta fotovoltaica que aproveitará a mesma conexão do parque eólico.

O Morro do Cruzeiro é uma ampliação do complexo eólico Brotas de Macaúbas, outro ativo da empresa em operação há mais de 12 anos e que tem capacidade instalada de 95,2 MW e 312,7 GWh de produção anual. Será nele, inclusive, a instalação nos próximos meses de aerogerador da Weg, de 7 MW, resultado de parceria entre a empresa catarinense e a Petrobras, desenvolvido e fabricado no Brasil.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025