A partir de respostas fornecidas por diversos fornecedores de materiais elétricos, que são o elo entre os fabricantes e os consumidores finais, a pesquisa “Os Produtos do Ano”, publicada há mais de 40 anos pela revista Eletricidade Moderna, mostra o desempenho relativo das marcas no mercado, apontando as marcas mais vendidas de diversos itens comercializados nesses estabelecimentos. Os produtos pesquisados são de uso corrente em instalações elétricas, como lâmpadas LED, luminárias e equipamentos auxiliares de iluminação, proteção contra descargas atmosféricas, caixas, quadros, contatores e vários outros itens.
Nesta edição, a pesquisa é composta por 36 produtos. O número menor em relação às edições anteriores reflete a preocupação da pesquisa em destacar os produtos mais comercializados pelos pesquisados e, consequentemente, os mais encontrados em um maior número de revendas.
No total, 173 revendedores e distribuidores de materiais elétricos de todas as regiões do território nacional participaram do levantamento. A lista com os nomes dessas empresas e onde estão sediadas está disponível na página de EM na Internet, no endereço https://www.arandanet.com.br/assets/pdfs/PA_2021_consultados.pdf. Por sua vez, o gráfico abaixo informa, percentualmente, em que Estados ou regiões do Brasil estão localizados esses revendedores que responderam ao levantamento.
Os resultados de desempenho das marcas, ou seja, a proporção de revendedores que apontaram determinada marca como a mais vendida, são publicados na forma de tabelas, uma para cada produto pesquisado (veja aqui ). Além disso, para permitir aos leitores avaliar a evolução de uma marca de um ano para outro, são divulgados os dados da pesquisa de 2021 e 2020. Um resumo das marcas vencedoras em cada um dos 36 produtos pesquisados pode ser conferido na tabela abaixo.
Vale destacar que cada tabela tem seu universo específ ico, pois nem todos os revendedores comercializam todos os itens que compõem a pesquisa. Ou seja, o universo específ ico corresponde ao número de revendedores pesquisados que declararam comercializar o produto em questão, e não ao universo total, que seria o número total de respostas recebidas. Outro ponto importante é que as tabelas não trazem todas as marcas citadas pelos revendedores, tendo sido excluídas da apresentação as que não atingiram pelo menos 2% de indicações, considerando o universo de cada produto.
Além das marcas mais vendidas em cada um dos produtos, as respostas dos participantes de “Os Produtos do Ano” fornecem outras informações sobre o mercado de material elétrico. Uma delas é quais são os produtos mais presentes nas lojas, independentemente de marcas, levando em conta o universo total da pesquisa. Essa informação pode ser conferida na tabela I. Por sua vez, a tabela II mostra as dez marcas indicadas como as mais vendidas pelos revendedores, em relação ao universo total da pesquisa, com os produtos associados a tais indicações.