Realizada ininterruptamente pela revista Eletricidade Moderna desde 1976, a pesquisa “Os Produtos do Ano” detecta as marcas de materiais elétricos mais vendidos nos canais de distribuição. A partir de respostas fornecidas por diversos revendedores, o levantamento aponta o desempenho relativo no mercado de marcas de diversos itens comercializados nesses estabelecimentos. Nesta edição, a pesquisa é composta por 38 produtos, que são de uso corrente em instalações elétricas, como lâmpadas LED, luminárias e equipamentos auxiliares de iluminação, proteção contra descargas atmosféricas, caixas, quadros, contatores e vários outros produtos.
No total, 118 revendedores e distribuidores de materiais elétricos de várias regiões do território nacional. Conheça os nomes dessas empresas e onde estão sediadas.
Os resultados de desempenho das marcas, ou seja, a proporção de revendedores que apontaram determinada marca como a mais vendida, são publicados na forma de tabelas, uma para cada produto pesquisado. Para permitir aos leitores avaliar a evolução de uma marca de um ano para outro, os dados da pesquisa de 2021 são também divulgados nas tabelas.
Vale destacar que cada tabela tem seu universo específico, pois nem todos os revendedores comercializam todos os itens que compõem a pesquisa. Ou seja, o universo específico corresponde ao número de revendedores pesquisados que declararam comercializar o produto em questão, e não ao universo total, que seria o número total de respostas recebidas. Outro ponto importante é que as tabelas não trazem todas as marcas citadas pelos revendedores, tendo sido excluídas da apresentação as que não atingiram pelo menos 2% de indicações, considerando o universo de cada produto.
A pesquisa também fornece outras informações sobre o mercado de material elétrico: uma relação dos dez produtos apontados como os mais comercializados nas lojas, independentemente de marcas, levando em conta o universo total da pesquisa e as 10 marcas indicadas como as mais vendidas pelos revendedores, também em relação ao universo total da pesquisa, com os produtos associados a tais indicações, além de um resumo das marcas vencedoras marcas vencedoras em cada um dos 38 produtos pesquisados.