Os Produtos do Ano
2023

EM apresenta os resultados do tradicional levantamento que aponta o desempenho relativo de vendas das marcas no universo dos revendedores de material elétrico.


O mercado de revenda e distribuição de materiais elétricos é pujante no Brasil: movimenta anualmente, segundo dados da Abreme - Associação Brasileira dos Revendedores de Materiais Elétricos, cerca de R$ 50 bilhões. Entre as muitas marcas existentes no mercado, há aquelas que se destacam nos canais de distribuição, sendo as mais procuradas pelos consumidores. Conhecer as marcas mais bem posicionadas em vendas é uma importante referência para a indústria do setor, consumidores e também para as lojas de materiais elétricos. E é por isso que a revista Eletricidade Moderna realiza desde 1976 a pesquisa “Os Produtos do Ano”, que justamente aponta as marcas mais vendidas de dezenas de produtos para instalações elétricas e de iluminação, a partir de respostas fornecidas por revendedores de várias regiões do País.

O levantamento é composto por 36 produtos, que são de uso corrente em instalações elétricas, como lâmpadas LED, luminárias e equipamentos auxiliares de iluminação, proteção contra descargas atmosféricas, caixas, quadros, contatores e vários outros produtos. Nesta edição, 129 revendedores e distribuidores de materiais elétricos localizadas em vários estados, participaram do levantamento.

Os resultados de desempenho das marcas ou seja, a proporção de revendedores que apontaram determinada marca como a mais vendida, são publicados na forma de tabelas, uma para cada produto pesquisado. Para permitir aos leitores avaliar a evolução de uma marca de um ano para outro, os dados da pesquisa de 2022 são também divulgados. O levantamento mostra ainda um resumo das marcas vencedoras em cada um dos produtos pesquisados.

Vale destacar que cada tabela tem seu universo específico, pois nem todos os revendedores comercializam todos os itens que compõem a pesquisa. Ou seja, o universo específico corresponde ao número de revendedores pesquisados que declararam comercializar o produto em questão, e não ao universo total, que seria o número total de respostas recebidas. Além disso, as tabelas não trazem todas as marcas citadas pelos revendedores, tendo sido excluídas da apresentação as que não atingiram pelo menos 2% de indicações, considerando o universo de cada produto.

As respostas permitem ainda extrair outras informações sobre o canal de revenda de material elétrico, como os produtos mais presentes nas lojas, independentemente de marcas, e os melhores percentuais de “mais vendida” obtidos pelas marcas, em relação ao universo total da pesquisa.