A pesquisa de EM “Os Produtos do Ano” tem sido, desde 1978, um “termômetro” eficaz do desempenho das marcas de material de instalações elétricas e de iluminação no canal da revenda, apontando aquelas mais vendidas nessas casas especializadas. O ponto de partida da pesquisa é um questionário enviado a revendedores espalhados pelo País. Esse questionário apresenta os objetivos da pesquisa e uma relação de 36 produtos de uso corrente nas instalações, perguntando ao comerciante, para cada item da lista:Qual é a marca de [nome do produto] mais vendida em seu estabelecimento? As respostas são rigorosamente espontâneas, sem estímulos do tipo múltipla escolha ou outro. Nesta edição, 124 revendedores e distribuidores enviaram suas respostas. Você pode consultar a relação das lojas, com a localização (cidade e estado) de cada uma, neste link. Este gráfico mostra a distribuição geográfica dos revendedores consultados.
Os itens pesquisados são componentes para linhas elétricas, dispositivos de comando e de proteção, lâmpadas LED, luminárias e dispositivos de controle de iluminação, componentes de sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas e surtos, caixas, quadros, instrumentos e outros. Os resultados são publicados na forma de tabelas, uma para cada produto pesquisado, mostrando a proporção de indicações recebidas por cada marca. Cada tabela tem também seu universo, que corresponde ao número de revendedores, dentre os 124, que indicaram marcas para aquele produto. As porcentagens apresentadas na tabela referem-se então a esse universo específico, e não ao número total de respostas obtidas no levantamento, 124, que por sua vez é utilizado para compor tabelas com informações adicionais, como se verá aqui adiante.
As tabelas também trazem os volumes de indicações recebidas pelas marcas na pesquisa de 2023, possibilitando visualizar como elas evoluíram no período. E, informação importante, a maioria das tabelas não contém todas as marcas citadas pelos revendedores: por razões de espaço, optou-se por não incluir aquelas que não atingiram pelo menos 2% de indicações em relação aos respectivos universos. Isso significa que, dependendo do grau de pulverização, da quantidade de empresas oferecendo determinado produto, uma marca que aparece em posição mais baixa na tabela pode estar à frente de outras que ali não estão mostradas.
As marcas vencedoras em cada item estão reunidas em uma lista que está neste link. Para alguns produtos, estão indicados empates entre duas ou mais marcas na primeira colocação. Há casos em que esse empate é evidente, quando os percentuais de indicações são idênticos ou muito próximos. Mas nas outras situações, mesmo com o tratamento estatístico dos dados, nossa área de pesquisas não conseguiu apontar com segurança uma única marca como vencedora, daí se configurando o empate.
Os dados da pesquisa “Os Produtos do Ano” permitem também compilar outras informações sobre o mercado de material elétrico. Duas tabelas mostram o desempenho das 10 marcas que receberam mais indicações em relação ao universo total da pesquisa, com os produtos com que lograram esse feito, e os 10 produtos mais presentes nas lojas, independente de marcas.