A CGN Brasil Energia anunciou ter assinado contrato com o Metrô de São Paulo e a Pontoon Energia para autoprodução de energia renovável. O contrato de longo prazo, com duração de 15 anos e início previsto para 2027, garantirá o abastecimento de parte da demanda energética do metrô com fontes solar e eólica provenientes do Complexo Lagoa do Barro, no Piauí.

Com essa iniciativa, os trens das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata passarão a operar com energia de Lagoa do Barro, o que deve fazer o Metrô de São Paulo economizar mais de R$ 12 milhões por ano, otimizando custos operacionais e reforçando sua sustentabilidade financeira.

Além da economia, o acordo também traz benefícios ambientais: a energia limpa reduzirá significativamente a pegada de carbono da operação, afirma a CGN. A expectativa é evitar a emissão de mais de 200 mil toneladas de CO₂ ao longo dos 15 anos de contrato.

A CGN Brasil Energia é subsidiária do grupo chinês CGN, que tem capacidade instalada superior a 100 GW e é a maior empresa geradora de energia nuclear da China e a terceira maior do mundo. A CGN Brasil Energia, criada em 2019, é dedicada ao desenvolvimento de projetos greenfield e geração e comercialização de energia renovável. Atualmente opera sete complexos eólicos e três solares em cinco regiões do País, totalizando mais de 1,5 GW de capacidade instalada.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025