Foram anunciados os projetos finalistas da premiação The Smarter E Award 2025, que avalia inovações nas categorias energia fotovoltaica, armazenamento de energia, mobilidade elétrica, energia integrada inteligente e projetos de destaque. Os vencedores serão anunciados na véspera do The smarter E Europe, no dia 6 de maio, evento em Munique, na Alemanha, que reúne quatro exposições (Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe) e acontecerá na Messe München de Munique de 7 a 9 de maio.
Na categoria fotovoltaica, segundo comunicado do The Smarter E Award, os finalistas refletiram a tendência de melhor aproveitamento da superfície dos módulos, para atender espaços menores para implantação das usinas, com módulos leves ou com bifacialidade muito alta, adequados para instalações verticais, que são opções interessantes também para o contexto agrícola e para infraestrutura (como barreiras acústicas).
Em inversores, os desenvolvimentos reconhecidos visam integrar mais recursos de suporte e segurança à rede, particularmente nos setores de comércio e indústria, e para sistemas fotovoltaicos montados no solo. Exemplos disso incluem uma fonte de alimentação com precisão de fase, opção de conexão a redes fracas, funcionalidade de formação de redes e sistema de monitoramento aprimorado de resfriamento e da resistência ou isolamento. Entre os finalistas, há projetos de sistemas de gerenciamento de plantas fotovoltaicas da África do Sul e da Noruega, de módulos da China (Longi Solar), de inversores da Sungrow, também da China, entre outros.
Vale destacar também os desenvolvimentos em armazenamento de energia. No caso de sistemas para residências, os finalistas demonstram tendência para sistemas que podem ser empilhados de forma modular e que podem conectar-se automaticamente. Também foi notado, entre os finalistas, a maior parte da China, principal fornecedor global da área, que os fabricantes estão comissionando sistemas de armazenamento industriais e de grande escala prontos para instalação. Já a tendência na química celular, segundo a avaliação dos organizadores, se mostra direcionada para o fosfato de ferro.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Fabricação começa em julho em novo complexo industrial em Juiz de Fora.
28/03/2025