A fonte solar fotovoltaica chegou a 55 GW de potência instalada operacional no Brasil, segundo balanço da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, que somou os dados da geração centralizada e distribuída acompanhados pela Aneel. Colaboram com a marca as mais de 5 milhões de unidades consumidoras beneficiadas pelos créditos e excedentes de energia gerados pelas instalações de GD, patamar também alcançado recentemente.
No acumulado, são cerca de 37,4 GW de potência instalada em GD e aproximadamente 17,6 GW de capacidade operacional nas grandes usinas centralizadas e conectadas no SIN - Sistema Interligado Nacional. Pelos cálculos da Absolar, a fonte solar já evitou a emissão de cerca de 66,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade e representa 22,2% de toda a capacidade instalada da matriz elétrica, sendo a segunda maior fonte.
Desde 2012, ainda segundo projeção da associação, o setor fotovoltaico trouxe ao Brasil mais de R$ 251,1 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 1,6 milhão de empregos verdes e contribuiu com mais de R$ 78 bilhões em arrecadação aos cofres públicos. A GD solar está em mais de 5,5 mil municípios do País e em todos os estados brasileiros, assim como a centralizada. Entre as unidades consumidoras da geração distribuída, as residências lideram, com 69,2% do total de imóveis, seguidas pelos comércios (18,4%) e propriedades rurais (9,9%).
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025
Fabricação começa em julho em novo complexo industrial em Juiz de Fora.
28/03/2025