A sueca Scania está desenvolvendo um caminhão híbrido elétrico plug-in alimentado por caçamba com 18 metros de comprimento revestida de células solares. O caminhão será operado pela transportadora Ernst Express e está sendo testado na Suécia, onde já demonstrou economia potencial de combustível de até 10%.

Além de cobrir as áreas laterais da caçamba, as células também cobrem o teto desta, resultando em uma área revestida de 140 metros quadrados. No total, a estimativa é de que as células gerem 14 MWh por ano.

O projeto de pesquisa também examinará se a caçamba pode gerar eletricidade para a rede de energia quando as baterias estiverem totalmente carregadas e o caminhão estacionado ou parado por um fim de semana. Na Suécia, há luz solar suficiente da primavera ao outono para a geração e, embora o sol seja fraco, exceto durante o verão, há horas adequadas para a viabilidade do projeto. Já durante o inverno, o caminhão não teria energia solar suficiente. Em países com mais radiação solar, como Espanha, os técnicos concluíram que a economia de combustível chega a ser duas vezes maior.

O projeto da Scania é financiado pela agência de inovação do governo sueco. Além do envolvimento da transportadora, também a empresa Midsummer entra na pesquisa com o desenvolvimento dos painéis solares. Além disso, a Universidade de Uppsala e a empresa Dalakraft são parceiras do projeto.



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