O Governo do Estado de São Paulo assinou um protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a Absolar, para fomentar a fonte solar fotovoltaica no estado. O acordo foi assinado no dia 5 de outubro pelo secretário de infraestrutura e meio ambiente, Marcos Penido, pelo presidente do conselho de administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk Rodrigues, e pelo presidente-executivo da associação, Rodrigo Sauaia.

A ideia central é incentivar e organizar ações para uso da fonte solar fotovoltaica nos prédios públicos de São Paulo e estruturar um programa de desenvolvimento do setor no território paulista, para difundir seu uso residencial, na indústria e no meio rural. Para o governo paulista, a intenção é fomentar tanto usinas centralizadas como as a micro e miniusinas para geração distribuída.

Desde 2012, o setor solar FV agregou ao estado paulista 816,2 MW de capacidade instalada, mais de R$ 3,5 bilhões em novos investimentos e mais de 24 mil empregos, segundo levantamento do governo estadual.

Entres os planos do acordo, está a chamada democratização do acesso à energia solar, com o trabalho conjunto para redução dos custos. O governo paulista e a Absolar já trabalham em conjunto há alguns anos em aprimoramentos tributários, linhas de financiamento, melhorias no licenciamento ambiental e na implantação de usinas FV em projetos habitacionais. O protocolo seria a continuidade dessa cooperação.

Faz parte também do acordo o desenvolvimento de ações conjuntas de comunicação e educação sobre os benefícios da energia solar FV, além da realização de encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, estudos, diagnósticos, programas de capacitação e workshops. A parceria tem prazo inicial de 24 meses e não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025