A operadora de infraestrutura de telecomunicações American Tower inaugurou uma miniusina solar FV de 1,7 MWp com planos de atender, com expansão em curso e em geração distribuída por autoconsumo remoto, a 100% do consumo de sua rede de fibra óptica em Minas Gerais.
A usina, desenvolvida em parceria com a empresa CGC, está conectada em Frutal, no Triângulo Mineiro, e conta com 4920 painéis, com planejamento imediato de ser ampliada para 3 MWp, segundo informou a American Tower, empresa de origem norte-americana e que adquiriu há alguns anos a rede de fibra óptica da Cemig Telecom.
A expansão da usina permitirá que a empresa atenda totalmente a demanda de consumo da rede da operação de fibra óptica em 2021, com energia excedente para o uso compartilhado com clientes. Segundo a empresa, a instalação poderá ser compartilhada em soluções específicas onde haja sinergia com a parte de energia.
Além da rede neutra de fibra óptica, a geração da usina atenderá a outras soluções da empresa. Recentemente, a empresa expandiu sua rede de fibra óptica neutra em Minas Gerais com a ampliação da cobertura de rede abrangendo 15 novas localidades, somadas ao crescimento de cobertura de rede nas cidades, que atualmente representam mais de 17 mil km de rede óptica construída. O portfólio da empresa conta com mais de 19 mil sites de comunicações no Brasil, a operação de fibra óptica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT).
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025