A operadora de infraestrutura de telecomunicações American Tower inaugurou uma miniusina solar FV de 1,7 MWp com planos de atender, com expansão em curso e em geração distribuída por autoconsumo remoto, a 100% do consumo de sua rede de fibra óptica em Minas Gerais.  

A usina, desenvolvida em parceria com a empresa CGC, está conectada em Frutal, no Triângulo Mineiro, e conta com 4920 painéis, com planejamento imediato de ser ampliada para 3 MWp, segundo informou a American Tower, empresa de origem norte-americana e que adquiriu há alguns anos a rede de fibra óptica da Cemig Telecom.

A expansão da usina permitirá que a empresa atenda totalmente a demanda de consumo da rede da operação de fibra óptica em 2021, com energia excedente para o uso compartilhado com clientes. Segundo a empresa, a instalação poderá ser compartilhada em soluções específicas onde haja sinergia com a parte de energia.

Além da rede neutra de fibra óptica, a geração da usina atenderá a outras soluções da empresa. Recentemente, a empresa expandiu sua rede de fibra óptica neutra em Minas Gerais com a ampliação da cobertura de rede abrangendo 15 novas localidades, somadas ao crescimento de cobertura de rede nas cidades, que atualmente representam mais de 17 mil km de rede óptica construída. O portfólio da empresa conta com mais de 19 mil sites de comunicações no Brasil, a operação de fibra óptica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT).



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024