O parque de diversões da Disney em Paris, na França, está construindo uma das maiores usinas solares sobre vagas de estacionamento do mundo. Com 67 500 módulos, que servirão como cobertura para 9600 vagas, a usina com potência instalada de 17 MW vai ocupar 17 hectares da Disneylândia francesa e gerar 31 GWh por ano, o equivalente a 17% do consumo de eletricidade do local.

As obras da usina, a cargo da francesa Urbasolar, começaram em julho deste ano e devem ser concluídas totalmente em 2023, sendo que uma primeira etapa já entrará em operação no segundo trimestre de 2021. Como atrativo extra, a usina, ao ser concluída, terá iluminada uma seção com o formato da cabeça do Mickey Mouse, que poderá ser vista do céu.

A Disney tem implementado nos últimos anos várias ações para promover o consumo de energia renovável. Além de o próprio estacionamento e hotel da Disneylândia de Paris consumirem energia de fonte geotérmica, que usa calor e vapor subterrâneos para demandas de aquecimento, uma fazenda solar de 50 MW foi inaugurada em abril de 2019 para atender a demanda completa de dois dos quatro parques temáticos da Disney em Orlando, na Flórida, Estados Unidos.

Construída pelas empresas Reedy Creek e a Origis Energy, a usina na Flórida ainda foi concebida, por especialistas em meio ambiente e horticultura, para que mais de dois terços de suas instalações funcionem como ambientes ”amigáveis à polinização” e assim se tornem habitat acolhedor para borboletas, abelhas e outros insetos, inclusive espécies em extinção. No mesmo local, há um jardim de teste para determinar a combinação ideal de plantas nativas e solo para polinizadores.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024