Como parte do plano de adaptação às restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus, a Intersolar South America, maior evento do setor de energia solar da América Latina, promove dia 1º de dezembro o webinar “Intersolar South America Digital Xperience”.
O seminário online começa às 15h, com uma sessão em cooperação com a SolarPower Europe, entidade que reúne 40 associações europeias de energia solar, e abordará as oportunidades de investimentos solares na América Latina. Foram convidados cinco especialistas de empresas líderes no setor de energia para compartilhar informações de estudo de mercado da SolarPower Europe sobre quatro países da região: Brasil, México, Colômbia e Chile. A ideia é apontar estratégias para aumentar o aproveitamento do potencial do mercado de cada um deles.
A sessão seguinte, às 17h15, abordará um tema bastante atual no mundo: o conceito batizado de Agrifotovoltaico. Trata-se de solução que se torna corrente em vários países e cujo propósito é permitir que usinas fotovoltaicas sejam instaladas em terras agrícolas, em benefício das duas atividades. As apresentações examinarão o conceito e as tecnologias envolvidas, mostrarão experiências na área e as perspectivas futuras da atividade híbrida.
De forma paralela, também às 17h15, acontece a sessão “Solar FV Combinada com Armazenamento de Energia Elétrica (EES) e Veículo Elétrico: Tendências Emergentes e Modelos de Negócios”. Os panelistas convidados vão explorar iniciativas na combinação da energia solar com armazenamento e os veículos elétricos para aproveitar de forma mais sustentável a tendência de eletrificação.
Por fim, às 17h30, o webinar terá uma sessão sobre fazendas solares flutuantes, onde serão mostradas as tendências e as perspectivas dos investimentos nessas soluções. Estão prometidas apresentações sobre projetos inéditos, além de demonstrações sobre os primeiros desafios enfrentados pelos pioneiros em usinas flutuantes, principalmente no que se refere a operação e manutenção das plantas.
Entre os palestrantes já confirmados figuram os brasileiros Ricardo Rüther, da UFSC; Paulo Maisonnave, da Enel X; Douglas Nóbrega, da Chesf; Gustavo Pires da Ponte, da EPE; Rodrigo Sauaia, da Absolar; Márcio Takata, da Greener; e Antônio Varejão de Godoy, da Chesf. A lista inclui ainda diversos executivos da Europa, EUA, México e Chile.
Embora a participação no seminário seja paga (139 euros até 20 de novembro e 249 euros a partir de então), os primeiros 500 ingressos serão gratuitos. As inscrições são pelo link https://www.intersolar.net.br/en/digital-xperience/registration
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024