O grupo automobilístico Caoa, dono de rede de concessionárias e responsável pela produção de carros das marcas Hyundai e Chery no Brasil, instalou uma fachada solar em vidro no edifício do seu centro de pesquisas e eficiência energética em Anápolis, Goiás. A obra foi executada pela SolarVolt, de Nova Lima (MG), e utilizou a tecnologia de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) da Sunew, de Belo Horizonte (MG).

A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850 metros quadrados com os filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro. Segundo a Sunew, trata-se da maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV (a primeira seria a da Natura, em Cajamar, onde 1800 m2 de filme de OPV foram instalados em 1580 painéis no telhado de edifício).

A eficiência do OPV tem relação direta com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. Embora os envolvidos no projeto não revelem o quanto será gerado com a fachada, a energia mensal deve ser suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025