A espanhola Iberdrola assinou um contrato de compra e venda de energia (PPA) de longo prazo com a produtora alimentícia Danone, também de origem espanhola, que prevê o consumo de 73 GWh por ano de energia solar de uma nova usina que entrará em operação em 2022.
O complexo solar da Iberdrola se chama Francisco Pizarro e está em construção nos municípios de Torrecillas de la Tiesa e Aldeacentenera, em Cáceres, no estado espanhol de Extremadura. Sob investimento de 300 milhões de euros, trata-se do maior projeto solar da Europa no momento, com potência instalada total de 590 MW, segundo divulgado pelo grupo espanhol de energia.
Pelos termos do acordo, a Iberdrola fornecerá energia a partir de abril de 2022 a 29 pontos de consumo da Danone por um período de dez anos. Além do PPA, a produtora alimentícia completará sua demanda energética com outro contrato anual com a Iberdrola de até 104 GWh por ano.
Globalmente, em países como Espanha, México, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, a Iberdrola já soma mais 6,5 GW em PPAs assinados. Daqueles firmados a partir das fontes eólica e solar, a empresa afirma envolver empresas do setor financeiro, de telecomunicações, bebidas e alimentos, distribuição e produtos farmacêuticos.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024