A EDP, por meio de sua divisão de soluções em energia, a EDP Smart, entregou sua segunda usina de energia solar fotovoltaica construída para a NGK do Brasil, indústria de autopeças com fábrica em Mogi das Cruzes (SP). A miniusina de 1,2 MWp abastecerá a unidade industrial com 1821 MWh de energia ao ano.

O empreendimento conta com 3 mil módulos de 420 Wp e nove inversores, ocupando dois hectares de terreno. Segundo a EDP, para aproveitar melhor a área disponível, a instalação dos módulos solares foi dividida entre telhado e solo, com a energia gerada sendo injetada direto na planta, fora da rede elétrica. O projeto foi executado em pouco menos de três meses, desde a mobilização até a energização.

Pela estimativa da EDP, a miniusina vai economizar 7% no consumo de energia. Em novembro de 2019, a empresa já havia implementado um projeto piloto para a NGK com potência instalada de 36,7 kWp, com 102 módulos de 360 Wp. Também com meta de descarbonização, a NGK deixará de emitir com a geração solar o equivalente a 104 toneladas de gás carbônico, o que corresponde ao plantio de 645 árvores por ano. 



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024