Para limitar o aquecimento global a 1,5o C, o mundo precisará investir US$ 131 trilhões até 2050, o equivalente a US$ 4,4 trilhões em média por ano. Esta é a principal conclusão da prévia divulgada do relatório World Energy Transitions Outlook – 1,5o Pathway, da Irena - Agência Internacional de Energia Renovável. O valor estimado é 30% superior aos investimentos anteriormente planejados pela agência e compreendem adoção de tecnologias limpas, com destaque para energias renováveis, hidrogênio verde e bioenergia.

A prévia do relatório descreve o caminho para o mundo atingir as metas do Acordo de Paris e interromper o ritmo de mudanças climáticas. Além de limitar o nível do aquecimento, as ações teriam o poder também de trazer as emissões de CO2 perto do zero líquido em meados do século 21. Para embasar as tomadas de decisões, o texto da Irena oferece percepções de alto nível para orientar escolhas de tecnologia, necessidades de investimento e contextos socioeconômicos recomendados para criar um ecossistema favorável para a sustentabilidade.

O cumprimento das metas de redução de CO2 até 2050, para a Irena, exigirá uma combinação de ações que envolvem tecnologia e inovação para avançar na transição energética e melhorar a gestão do carbono; políticas de apoio; criação de empregos associados e melhorias socioeconômicas; e cooperação internacional para garantir a disponibilidade e o acesso à energia.

Para a agência, o caminho para a descarbonização e para a limitação de 1,5oC deve compreender ainda ações específicas, como por exemplo o aumento da eletricidade em edifícios, mudanças em processos na indústria e na matriz de transportes para apoiar a descarbonização, uso de combustíveis e matérias-primas sintéticas e o direcionamento de biomassa de origem sustentável. Além disso, a Irena cita também como fundamental a migração do grande capital para as tecnologias e energias verdes, em detrimento das fontes fósseis, movimentação que já ocorre em boa parte do mundo.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025