Produtores de frango de Santa Catarina, que operam de forma integrada como fornecedores do grupo alimentício BRF, vão instalar sistemas solares e implantar projetos de adequação ambiental em suas granjas. As ações serão financiadas por convênio assinado entre a BRF e o Banco do Brasil e envolve crédito de R$ 200 milhões para os projetos de eficiência energética.
O convênio faz parte da estratégia de longo prazo da BRF de ampliar em 50% a autoprodução de energia com fontes limpas nos próximos dez anos. Da mesma forma, a participação do Banco do Brasil tem a ver com meta da instituição financeira de direcionar o volume de R$ 15 bilhões de saldo de carteira em financiamentos de eficiência energética até 2025.
Os primeiros contratos assinados envolvem, por exemplo, a granja Linha Roça Grande, em Luzerna, município do meio-oeste catarinense, que tem quatro aviários climatizados para produção de frango de corte e de postura (ovos) com 150 metros por 16 metros cada. A intenção é colocar os painéis no terreno da granja. Já na granja Linha Tiradentes, em Concórdia, com capacidade de alojamento para 144 mil aves, o sistema fotovoltaico fornecerá energia a quatro aviários climatizados e à casa da granja.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024