Uma escola filantrópica da Bahia, ligada às Obras Sociais Irmã Dulce, foi beneficiada com uma miniusina solar fotovoltaica de 193 kWp. Projeto viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE-Aneel) da distribuidora baiana Coelba, o empreendimento já em operação no Centro Educacional Santo Antônio, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador, envolveu investimento de R$ 760 mil.  

O sistema solar da unidade de ensino conta com 537 módulos fotovoltaicos de 360 Watt-pico (Wp) cada, com estimativa de geração anual de 300 MWh, o que deve gerar economia de R$ 120 mil por ano ao local, que atende gratuitamente 780 crianças e adolescentes em situação de risco social, oferecendo acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.

Com a autossuficiência energética, o Centro Educacional Santo Antônio, fundado em 1964 pela Irmã Dulce e que funciona em período integral para alunos do ensino fundamental, utilizará os recursos anteriormente empregados para a conta de luz para reinvestimentos em ações das obras sociais, que ainda contam mais 20 núcleos de atendimento na Bahia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025