Pesquisadores do instituto norueguês Sintef desenvolveram um protótipo de usina solar flutuante, em escala de 1:13, para testar em condições reais oceânicas a eficiência e resistências das estruturas. O projeto foi encomendado pelas empresas também norueguesas Moss Maritime, especializada em projetos da indústria offshore de óleo, gás e renováveis, e pela Equinor, de extração de petróleo e gás e de geração de energia renovável.

O modelo foi equipado com sensores para coletar informações da ação das ondas, de movimentos e das cargas nos pontos de amarração e conexão da usina. Os dados coletados foram utilizados pela Moss Maritime para calibrar seu modelo matemático de projetos de usinas que, após seu desenvolvimento, deve ser empregado para projetar e otimizar instalações em escala real da Equinor.

O objetivo do experimento, em primeiro lugar, é encontrar pontos que demandem melhorias nos projetos técnicos, já que as instalações devem suportar condições dinâmicas de ondas, ventos e correntes. O outro alvo da pesquisa é conseguir também criar soluções para tornar a solução mais competitiva em preço.

Segundo os envolvidos no projeto, a colaboração entre o Sintef com a Moss Maritime e a Equinor tem caráter inovador e deve acelerar a concepção dos projetos de usinas solares flutuantes no mundo, inclusive visando a instalação em locais que demandam alta suportabilidade das estruturas. Isso porque até o momento a engenharia da área visava apenas projetos em lagos e reservatórios hidrelétricos, sem considerar a exposição das estruturas às condições mais adversas dos oceanos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025